Segunda assembleia geral da Anseditur é realizada em Gramado

08/11/2019 | Gramado |

A segunda assembleia geral da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) foi realizada nessa quinta-feira (7), em Gramado, na Serra Gaúcha. O encontro com diversos gestores de municípios turísticos brasileiros foi promovido durante a Feira Internacional de Turismo (Festuris) e reuniu mais de 20 representantes de destinos associados, parceiros comerciais e institucionais e do governo federal.

O encontro, realizado na sede da agência Brocker Turismo, contou com a participação do secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (MTur), Bob Santos, que apresentou aos representantes dos municípios turísticos os programas, projetos, novidades e ações do governo federal que contribuem para o engajamento do setor no âmbito municipal. Além do representante do MTur, o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, anfitrião do encontro, apresentou a trajetória de desenvolvimento do turismo no destino, que é referência nacional no modelo de gestão e tem quase 90% da economia pautada pelo setor.

De acordo com o presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, a assembleia é um momento importante, de reciclagem e troca de experiências entre as diversas realidades dos municípios turísticos. “Tivemos o privilégio de contar com a participação do MTur e da Prefeitura de Gramado na assembleia geral, que registrou a presença de vários gestores municipais, novos associados, além de parceiros que contribuem para o fortalecimento do turismo nos municípios, onde de fato o setor se desenvolve. A Anseditur cresceu e planeja muitas ações novas para o ano que vem, seguindo com a missão de representar as demandas municipais junto do governo federal. Foi um encontro muito produtivo, que abre a agenda da associação em um dos maiores eventos do calendário turístico do país”, avaliou.

Encontro presidido pelo secretário Jair Galvão reuniu o governo federal e diversos municípios turísticos brasileiros (Foto: Bárbara Pacheco)

Segundo Bob Santos, o MTur conta com uma série de programas, projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios turísticos. “Com o fortalecimento do Ministério do Turismo, que agora conta com a integração da Secretaria Especial de Cultura, as instâncias municipais, representadas pela Anseditur, possuem mais facilidade de alinhamento e proximidade com o governo federal. O papel da associação é muito importante para o desenvolvimento unificado do turismo em todas as regiões e municípios brasileiros”, destacou.

Estavam presentes na assembleia, além do gestor de Maceió (AL), representantes de Maragogi (AL), Teresina (PI), Palmas (TO), São Paulo (SP) Gramado (RS), São José dos Ausentes (RS), Serra Catarinense (SC), Campo Grande (MS), São Joaquim (SC), Bom Jesus (RS), Bom Retiro (SC), Urubici (SC), Bom Jesus da Serra (SC), entre outros destinos.

Secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos, deu as boas-vindas ao titular da Semtel, Jair Galvão, e o secretário do MTur, Bob Santos, durante reunião da Anseditur (Foto: Bárbara Pacheco)

Entre as pautas discutidas na reunião ordinária, também estavam o aluguel de imóveis residenciais como meios de hospedagem e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Após a assembleia, a diretoria da Anseditur alinhou questões administrativas e financeiras, o fortalecimento do plano de marketing da associação, bem como a prestação de contas referentes a 2019 e ações previstas para 2020.

Festuris Gramado

A Anseditur contará com um estande próprio para divulgação das ações da associação, lançamento de projetos, alinhamento de pautas e reuniões com associados durante o Festuris 2019, que tem início na noite desta quinta-feira (7) e segue até domingo (10), em Gramado, na Serra Gaúcha.

A associação representa mais de 3800 municípios turísticos brasileiros e é responsável pela articulação das demandas e articulação de políticas públicas municipais junto ao governo federal.

Notícias recentes

Anseditur participa de 55ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo

O presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Jair Galvão, participou, nessa terça-feira (3), da 55ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNJ)

Anseditur realiza primeira assembleia geral de 2019